Porque IntegrativaMENTE?
Mas o que é Psicanálise Integrativa?
O médico neurologista Sigmund Freud criou as bases da Psicanálise e logo em seguida o médico Carl Gustav Jung se interessou por todos os conceitos. Em seguida, Jung divergiu de alguns destes conceitos e criou os seus próprios dando início à Psicologia Analítica. Outros tantos estudiosos também propiciaram à Psicanálise outros pontos de vistas e dando especializações em pontos diferentes para entendimento do inconsciente e da mente humana.
Estamos vivenciando a pós-modernidade, de novos tempos líquidos, de relacionamentos pessoais e profissionais líquidos com pensamentos e comportamentos diferenciados.
Estamos ocupando o mesmo ambiente, ou seja, o mesmo Planeta Terra com as mesmas conformações geográficas, mas com proporções comportamentais muito diferentes de 50, 60 anos atrás, sendo necessário uma abordagem e um entendimento psicanalítico proporcional.
Entendemos que devemos considerar todos os mestres da psicanálise para atuar neste mundo pós-moderno para que haja entendimento e compreensão do comportamento humano atual. É isso que propõe a Psicanálise Integrativa.
Apesar das alterações vividas pelo tempo e pela pós-modernidade, o sofrimento humano e a miséria neurótica, que talvez não precisasse haver, continua e muitos, que buscam, de alguma forma, fugir da surdez social e da falta de perspectiva em que se encontram, estão vivendo processos de solidão e desamparo emocional, em quadros de angústia, ansiedade, depressão e pânico. Neuroses com subjetividades de nosso tempo, onde tudo é líquido, fugaz e volátil.
Muitos desejam sofridamente encontrar alguém que lhes dê atenção, que ouça suas queixas de sofrimento e aflição, sem o cunho do comentário jocoso e do julgamento preconceituoso.
A Psicanálise é uma proposta de terapia baseada na escuta do sujeito, na qual o analista busca criar, junto com o analisando, novas formas de elaborar suas angústias e faltas., procurando encontrar outros modos de estar na vida que não sejam pela via do sofrimento. É um processo longo e trabalhoso que resulta da construção de um vínculo entre analista e analisando que, tecnicamente, denominamos de transferência.
Diante desta perspectiva, a Psicanálise Integrativa vem como uma alternativa de proposta baseada não somente em conceitos de um só autor, considera todos os autores. Entendendo que o analista tem um cabedal ampliado para compreender as subjetividades do analisando.
E IntegrativaMENTE é a ferramenta para a condução ao seu analista.
Celso Rastini Borges
Psicanalista Clínico Integrativo
@psicanalistacelsorastiniborges
Celso Rastini Borges
Psicanalista Clínico Integrativo
@psicanalistacelsorastiniborges
Ligue para (11)97104-1530 WhatsApp e reserve seu horário.