quinta-feira, 15 de novembro de 2018

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PSIQUIATRIA, PSICOLOGIA E PSICANÁLISE?




QUAL A DIFERENÇA ENTRE PSIQUIATRIA, PSICOLOGIA E PSICANÁLISE?


Muitos nos vêm com dúvidas quanto às diferenças entre Psiquiatria, Psicologia e Psicanálise.

Embora todas estas especialidades trabalhem com a mente humana e seus sofrimentos de um modo muito amplo, vamos aqui, procurar explicar de forma o mais simples possível, com o objetivo de elucidar tais dúvidas.

PSIQUIATRIA
É a ciência do tratamento e promoção da cura das desordens psíquicas através de medicamentação para aliviar os sintomas das doenças mentais.

PSICOLOGIA
É a ciência que se ocupa com a mente consciente do homem, ou seja, de sua parte comportamental, se utilizando de aplicação de testes e de outros recursos terapêuticos de sua especialidade. A psicologia não se utiliza de qualquer tipo de medicamento.

PSICANÁLISE
É o entendimento da mente e sua conduta psíquica baseado no inconsciente. Seu propósito é descobrir, no inconsciente dos seres humanos, suas necessidades complexos, traumas e tudo que perturbe seu equilíbrio emocional se utilizando de técnicas, tais como  Escuta Flutuante, Associação Livre de Ideias e Interpretação dos Sonhos. A Psicanálise também não se utiliza de qualquer tipo de medicamento.

Muito embora, existam divisões entres as três, isto não impede que o psiquiatra invista no atendimento terapêutico psicológico e psicanalítico, assim como o psicólogo invista no atendimento se utilizando de técnicas e procedimentos psicanalíticos. Assim como em situações de algumas instituições e clínicas se utilizam de equipes multifuncionais se compondo de psiquiatras, psicólogos e psicanalistas, fazendo um trabalho integrativo e com recuperações sistemáticas do indivíduo.

Acredito que,  o mais importante seja o indivíduo procurar ajuda, para que entre na condição de aceitação de seu estado, que realmente precisa de ajuda e que sozinho não vai conseguir superar seus problemas.

O mais importante é que o indivíduo encontre o profissional que haja empatia, que haja entendimento, seja ele qual especialidade for. Até porque, este irá avaliar a sua situação e definir juntos a necessidade de intervenção medicamentosa, indicando um psiquiatra, ou um psicólogo, no caso de testes específicos ou um psicanalista para que desenvolva um entendimento de seus complexos, traumas, trazendo tudo à consciência, elaborando, transformando-se, amadurecendo-se.

Então, já agendou seu atendimento?
Tá esperando o quê?
Ligue agora mesmo!
Estamos à trezentos metros do Metrô Vila Matilde.

CELSO RASTINI BORGES
Psicanalista Clínico Integrativo
@psicanalistacelsorastiniborges
(11)97104-1530 WhatsApp